IOP – Instituto de Oncologia do Paraná

Equipes
Voltar

Psicologia

PSICOLOGIA

O Instituto de Oncologia do Paraná considera o tratamento quimioterápico a partir de uma visão sistêmica, a qual o estado emocional do paciente faz parte deste cuidado. Devido a isto, desde 1998 houve a cooperação de profissionais da Psicologia, contudo formalizou-se enquanto Serviço de Psicologia como parte integrante da equipe multiprofissional a partir de 2010.

As atividades desenvolvidas pelo Serviço são: participações em reuniões administrativas, da qualidade, e do Núcleo de segurança ao paciente, realização de pesquisa científica, discussão de casos na equipe interdisciplinar, atendimentos ambulatoriais para os pacientes e familiares. Todas estas atividades visam o bem-estar psicológico do paciente na instituição.

Assistência

O tratamento oncológico envolve mudanças significativas na vida de pacientes e familiares, tais mudanças podem suscitar questões adaptativas, aumento da fragilidade emocional, alterações no modo de ser e estar no mundo além de dificuldades no enfrentamento emocional no momento de vida. Todas estas questões são passíveis de cuidado e atenção das quais têm no serviço de Psicologia Clínica seu espaço de acolhimento e elaboração.

O Serviço de Psicologia tem como objetivo realizar atendimento psicológico ao paciente antes de iniciar o tratamento quimioterápico. Assim como, oferecer escuta e suporte emocional ao longo do processo de tratamento na instituição, conforme solicitação do paciente ou da equipe multiprofissional.

Os atendimentos podem ser solicitados e/ou agendados tanto na Recepção do IOP como pela equipe multidisciplinar. Podem, ainda, ser realizados individualmente, e/ou com familiares.

Equipe de Psicólogas

A equipe profissional especializada é representada pela psicóloga Daniele Rabelo Batista Castro, que realiza os atendimentos nas Unidades Oncoville e Mateus Leme.

Daniele Rabelo Batista Castro – Psicóloga (CRP 08/IS 489)

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2013);
  • Pós-graduação na Residência Integrada em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará/Instituto do Câncer do Ceará na ênfase Cancerologia (2016);
  • Aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Universitário Walter Cantídio – UFC (2010);
  • Membro associado da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar;
  • Membro da Comissão de Psicologia Hospitalar CRP-PR;
  • Atendimento domiciliar e acompanhamento de pacientes oncológicos e familiares;
  • Experiência com psicologia hospitalar, psico-oncologia, luto, cuidados paliativos e trabalho em equipe interdisciplinar.