IOP – Instituto de Oncologia do Paraná

Equipes
Voltar

Nutrição

Vanessa Dreher M. Arantes, responsável pelo serviço de Nutrição do IOP Mateus Leme

O Serviço de Nutrição do IOP tem como objetivo oferecer assistência nutricional aos pacientes. Atualmente, é composto pelas nutricionistas Karen Cardoso e Vanessa Arantes, que prestam atendimento individualizado, visando à prevenção de doenças, a recuperação e a manutenção do estado nutricional, além de melhores condições para qualidade de vida e bem-estar. Que se dividem nas duas unidades no IOP Mateus Leme e Oncoville.

No momento da consulta, a nutricionista realiza orientações específicas relacionadas ao seu tratamento de quimioterapia, ao paciente e seus acompanhantes, inclusive recomendando, caso a caso, terapia nutricional oral, por meio de suplementos nutricionais orais e indicações da terapia nutricional enteral quando necessário.

Cada tratamento para o câncer pode trazer efeitos colaterais que influenciam na ingestão dos alimentos. A própria doença pode trazer igualmente esta dificuldade e é nessa etapa que uma orientação correta de profissional especialista em oncologia faz toda a diferença.

A nutricionista é a sua maior fonte de informações sobre a dieta a ser seguida e poderá orientá-lo quanto a esses possíveis efeitos colaterais, dando sugestões no planejamento de suas refeições e dicas de lanches saudáveis, respeitando as preferências dietéticas. Tudo para que se possa manter o organismo fortalecido e bem nutrido.

A nova sede do IOP/ Oncoville, conta com acompanhamento nutricional individualizado, devido moderna estrutura da sala de infusão de quimioterapia, com leitos e box individuais.

O Serviço de Nutrição do IOP é de responsabilidade da nutricionista Vanessa Dreher M. Arantes, que está no IOP desde 2002. Formada em Nutrição pela Faculdade Espírita, com título de especialista em Nutrição Clínica, conta com apoio da nutricionista, desde 2012, formada pela universidade Federal do Paraná, especialista em nutrição clínica.

As nutricionistas cuidam da dieta e da orientação dos complementos, a fim de reduzir possíveis carências nutricionais, proporcionando um maior bem-estar, mais disposição e trazendo com isso uma melhor qualidade de vida.

Karen 2

Karen Cardoso Inamassu, responsável pelo serviço de Nutrição do IOP Oncoville

Toda e qualquer orientação nutricional segue os protocolos elaborados e estabelecidos pelo Instituto Nacional de Câncer – INCA, conforme o Consenso de Nutrição Oncológica no Brasil.

Recentemente, o setor de Nutrição do IOP lançou o Manual de Alimentação para Pacientes em Quimioterapia, que traz dicas nutricionais para o paciente aprender a prevenir e a minimizar sintomas durante o tratamento. Ele está à sua disposição e poderá se tornar uma importante fonte de consulta nutricional.

As nutricionistas se baseiam em outro documento sobre alimentos, nutrição e prevenção do câncer, lançado em 1997, produzido pelo fundo Mundial para pesquisa em câncer junto com instituto americano para pesquisa em câncer.

Este documento, tornou-se o relatório de maior autoridade para gestores, organizações de profissionais de saúde e centros de ensino e pesquisa. Que tem como objetivo gerar uma serie, de recomendações sobre alimentos, nutrição e atividade física, que sejam voltados para a redução do risco de câncer e sejam adequadas a todas as sociedades.