IOP – Instituto de Oncologia do Paraná

Equipes
Voltar

Farmácia

UNIDADE MATEUS LEME

O Setor da Farmácia é responsável pela preparação e dispensação de todas as medicações administradas aos pacientes diariamente, obedecendo a rigorosos controles de qualidade e atendendo a todas as exigências previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A missão da farmácia é promover assistência farmacêutica aos profissionais envolvidos no tratamento dos pacientes, garantindo a segurança do fluxo de abastecimento e uso racional de medicamento.

Cada medicamento prescrito pelo médico passa por diversas checagens antes do encaminhamento à Enfermagem. Isso demonstra o cuidado com a segurança do medicamento, preparado de forma individualizada, conforme atesta o certificado de qualidade mantido pela clínica.

O profissional de Farmácia participa de diversos processos no serviço e também na logística do medicamento, que envolve homologar e qualificar os fornecedores, receber, validar, checar o controle de temperatura, garantir boas práticas de armazenamento e distribuição de todos os medicamentos e materiais médicos, até chegar ao paciente. Também participa das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Equipe Multidisciplinar de Terapia Antineoplásica (EMTA), orientando as rotinas de limpeza e higienização, qualificando tecnicamente a padronização de medicamentos, materiais médicos, saneantes e desinfectantes, gerenciando os resíduos gerados dentro da instituição.

Na Central de Misturas Intravenosas (CMIV) é dever e obrigação do farmacêutico o preparo de todos os medicamentos antineoplásicos (quimioterápicos, biológicos, hormonais) prescritos para os pacientes em tratamento. Para isso, utiliza a técnica asséptica que garante as boas práticas de manipulação.

Dentro da área de farmácia clínica, o farmacêutico interage de forma interdisciplinar com médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos. É responsável pela análise técnica da prescrição médica intervindo e alertando o médico quanto às interações, estabilidades e dosagens dos medicamentos, além de alinhar-se com a equipe de enfermagem para garantir o tempo de administração, obtendo assim a segurança do paciente.

O farmacêutico está inserido também nas comissões de qualidade (ISO) e Acreditação Hospitalar, atuando nos procedimentos sistêmicos e instruções de trabalho de forma a multiplicar os conceitos e melhorias juntamente com os demais colaboradores dentro da instituição.

No setor de Farmácia do IOP Mateus Leme, a responsável técnica é a Pamella Hachbardt, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduada em farmácia clínica oncológica pelo Erasto Gaertner.

UNIDADE ONCOVILLE

A equipe da Farmácia da unidade IOP no Oncoville é composta por três farmacêuticas com formação acadêmica e por mais duas auxiliares. É responsável pela preparação e dispensação de todas as medicações administradas aos pacientes diariamente, obedecendo a rigorosos controles de qualidade e atendendo a todas as exigências previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

A responsável técnica pelo setor é a Jeniffer Milane Pereira, formada pela Pontifícia Universiade Católica do Paraná – PUCPR e pós-graduada em oncologia pelo Albert Einstein e finalizando pós-graduação em farmácia clínica pela Faculdade Pequeno Príncipe.

O setor conta com uma área classificada com duas capelas para preparação dos quimioterápicos, sendo de exclusividade do farmacêutico a manipulação, classificadas com ISO 5. A área apresenta temperatura, pressão e umidade em conformidade às exigências da legislação vigente. Todo este cuidado tem como objetivo garantir a qualidade e a segurança de maneira a evitar a contaminação dos materiais e, principalmente, de medicamentos nelas presentes. Cada medicamento prescrito pelo médico passa por diversas checagens antes do encaminhamento à Enfermagem. Isso demonstra também o cuidado e a preocupação com a segurança do medicamento que chega até o paciente, preparado de forma individualizada e dispensado diretamente aos enfermeiros.

O IOP trabalha somente com medicamentos de primeira linha, adquiridos das maiores e mais importantes indústrias farmacêuticas do mercado, seguindo rigoroso critério na seleção dos fornecedores e dos itens que serão utilizados pelos serviços e unidade. Todo cuidado é tomado também na conferência dos insumos quando são entregues na instituição e principalmente, com o seu armazenamento e distribuição adequados, para que sejam dispensados de acordo com a demanda necessária.