IOP – Instituto de Oncologia do Paraná

Notícias
Voltar

Médico do IOP tem estudo científico publicado no European Journal of Cancer

Dr. Nils Gunnar Skare

O oncologista clínico do IOP, Dr. Nils Gunnar Skare, participou, em conjunto com outros médicos de renome, do estudo “A randomised phase II study of chemoradiotherapy with or without nimotuzumab in locally advanced oesophageal cancer: NICE trial” – Estudo randomizado de fase II de quimioradioterapia com ou sem nimotuzumabe em câncer esofágico localmente avançado: estudo NICE.

O estudo internacional foi publicado no conceituado European Journal of Cancer (EJC), jornal oficial da Organização Europeia para Investigação e Tratamento do Câncer (EORTC). O veículo publica pesquisas clínicas voltadas ao câncer, desde epidemiologia, carcinogênese e biologia a tratamentos avançados.

O estudo trouxe como conclusivo que a quimioradioterapia combinada com o nimotuzumabe é segura para pacientes com câncer esofágico localmente avançado e parece aumentar a taxa de resposta completa patológica (cEPCR) e sem comprometer a qualidade de vida dos pacientes.

Trata-se ainda de resultado preliminar que deve ser complementado com estudo fase III para definir o valor desta associação de medicamentos.