IOP – Instituto de Oncologia do Paraná

Notícias
Voltar

Fórum de Debates IOP mostrou as novidades no tratamento do câncer de ovário

O Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) realizou, na Unidade Oncoville, no dia 10 de maio, o Fórum de Debates sobre “Atualização no Tratamento do Câncer de Ovário”. Contando com a presença de um grande público, o evento discutiu temas correlacionados à gineoncologia. Participaram do Fórum com palestras a doutora Graziele Moraes Losso, coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular do Mantis, o cirurgião oncológico Reitan Ribeiro, do Departamento de Cirurgia Oncológica do IOP,  a cirurgiã oncológica do IOP Audrey Tieko Tsunoda, a oncologista clínica Caroline de Nadai Costa e Solange M. Sanches, do AC Camargo Cancer Center.

Além de abordarem as principais novidades sobre o tratamento do câncer de ovário, os palestrantes também discutiram um caso clínico durante o evento, ocasião onde pode ser debatida os vários tipos de intervenções e interpretação quanto à melhor forma de tratamento. De acordo com cirurgião Reitan Ribeiro, o tratamento do câncer de ovário progrediu muito nos últimos anos. “Temos visto novas terapias e cirurgias menos agressivas e mais efetivas. Outra especialidade que cresceu muito é a genética, possibilitando um tratamento cada vez mais individualizado para as pacientes”, destacou.

A palestrante do AC Camargo Cancer Center, Solange M. Sanches, ressaltou que o tratamento do câncer de ovário é um desafio muito grande para o oncologista e para o cirurgião, porque se trata de um tumor com várias particularidades. “Tivemos um avanço muito grande nos últimos anos com as terapias emergentes, que estão relacionadas a utilizar determinadas alterações genéticas do tumor ou da própria paciente como um sinalizador do tipo de tratamento que ela poderá receber.”

Confira as fotos do evento clicando aqui