IOP – Instituto de Oncologia do Paraná

Notícias
Voltar

Enfermeiras do IOP participam como autoras de capítulo de livro sobre enfermagem oncológica e qualidade de vida

Sabrina Nunes Garcia e Gisele Cordeiro Castro

As organizadoras do livro Enfermagem Oncológica: recomendações com ênfase na qualidade de vida, Luciana Puchalski Kalinke e Celina Angélica Mattos Machado, reuniram autoras com ampla experiência em seus respectivos campos de atuação para criar um livro que já está se tornando referência para quem é envolvido com pacientes oncológicos.

As colaboradoras Gisele Cordeiro Castro, enfermeira assistencial do serviço de Quimioterapia da unidade IOP Mateus Leme, e Sabrina Nunes Garcia, mestre em Enfermagem, atualmente chefe do serviço de Enfermagem na mesma unidade, participam como autoras de dois capítulos do livro, lançado pela Editora CRV Ltda.

À enfermeira Gisele Cordeiro Castro coube o capítulo 3 do livro, intitulado Cuidados com a diarreia no paciente adulto submetido à quimioterapia. O capítulo é dedicado ao manejo da diarreia, problema que afeta grande parte dos pacientes em tratamento oncológico, seja quimioterápico, radioterápico ou cirúrgico, e que associado a outros efeitos pode diminuir a percepção da qualidade de vida.

O capítulo de Sabrina Nunes Garcia chama-se Cuidados para a Manutenção da Imagem Corporal e Função Sexual em Pacientes Oncológicos. O capítulo relata as possíveis alterações na imagem corporal e função sexual que os pacientes oncológicos podem apresentar, de maneira clara e de fácil compreensão, bem como propõe alternativas e cuidados para minimizar as consequências negativas que estas alterações podem ocasionar. Esses déficits na sexualidade e imagem corporal são percebidos como fatores limitantes pelos pacientes, e, para tanto, o enfermeiro deve prontamente auxiliá-los e planejar a assistência para além das funções fisiológicas, viabilizando medidas que possibilitem melhores condições de vida, saúde e bem-estar.

O livro é resultado de pesquisas realizadas pelo Grupo de Qualidade de Vida em Oncologia. Apresenta recomendações de enfermagem para o manejo das alterações que interferem na qualidade de vida dos pacientes oncológicos, advindas do tratamento quimioterápico e do transplante de células-tronco hematopoiéticas.

São 10 capítulos cujos temas visam mostrar estratégias para minimizar o mal-estar e repercutir na melhor percepção de qualidade de vida dos pacientes em tratamento. Pode ser adquirido em versão impressa (R$ 39,90) ou formato digital (R$ 32,13).