IOP – Instituto de Oncologia do Paraná

Notícias
Voltar

Cuidados odontológicos em pacientes oncológicos é tema de palestra do programa IOP Orienta

Cuidados odontológicos em pacientes oncológicos é tema de palestra do programa IOP Orienta

 O Programa IOP Orienta, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, promove no dia 28 de agosto, às 9h, na Unidade IOP-Oncoville, a palestra “Qual o papel do dentista junto ao paciente oncológico?”, a ser proferida pela cirurgiã-dentista Caroline Beatrice Ramos. A palestra é aberta a pacientes, familiares, cuidadores e à comunidade em geral.

 Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná, Dra. Caroline Ramos tem especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial, em Implantodontia e habilitação em Odontologia Hospitalar e em Laserterapia. Para ela, os cuidados relacionados com a saúde bucal são de grande importância nos períodos pré, trans e pós-tratamento oncológico. “O ideal para os pacientes oncológicos é que eles sejam examinados pelo cirurgião-dentista tão logo tenham sua doença diagnosticada, para que o tratamento odontológico, preferencialmente, anteceda o oncológico”, cita.

 A cirurgiã-dentista também irá abordar temas como a xerostomia, a chamada boca seca (falta de saliva), que é comum acontecer com pacientes em tratamento oncológico, e a laserterapia, que é um tipo de tratamento não invasivo que pode prevenir lesões na boca, minimizando o desconforto e acelerando a cicatrização de feridas. O laser é usado de forma terapêutica para o alívio ou diminuição da dor, tem efeito anti-inflamatório e analgésico e é um acelerador da recuperação dos tecidos. É uma ótima oportunidade para os participantes tirarem suas dúvidas sobre tudo o que envolve a saúde bucal no tratamento.

 A palestra faz parte da programação anual do programa IOP Orienta,  existente há mais de dois anos, que foi desenvolvido pelo grupo educativo formado por profissionais da equipe multiprofissional – enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos – e que tem por objetivo a troca de informações e orientações dos profissionais do Grupo IOP para pacientes, familiares e cuidadores.

INSCRIÇÃO GRATUITA

 A unidade IOP-Oncoville fica na Rua Marginal BR 277, 1437, Ecoville, Curitiba, Paraná.