IOP – Instituto de Oncologia do Paraná

Notícias
Voltar

Cresce o número de pessoas jovens com câncer no Brasil

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que entre 2010 e 2015 houve um aumento de 2,6% no diagnóstico de câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos. Além disso, surgiram, entre os homens, casos de tumores de testículos e linfomas em pacientes jovens. Os carcinomas também estão entre as mais frequentes doenças nas pessoas que se encontram na terceira década de vida.

Dra. Paula Régia M. Soares

A radio-oncologista do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), Dra. Paula Régia M. Soares, explica que uma das causas para o aumento de casos de câncer em pessoas jovens deve-se à mudança de hábitos da população nas últimas décadas. “A exposição a fatores de risco, como obesidade, tabagismo, alcoolismo e sedentarismo, é um dos motivos para a expansão de diagnósticos positivos nessa parcela de pessoas.” Além dos citados fatores de risco, a médica lembra que alguns casos de infecção causada pelo papilomavírus (HPV) podem estar relacionados também com o desenvolvimento de tumores malignos.

Apesar dos fatores de risco, o avanço tecnológico tem ajudado a realizar diagnósticos cada vez mais rápidos e precisos, possibilitando descobrir a doença, muitas vezes, em estágio inicial. Pacientes mais jovens muitas vezes requerem cuidados diferenciados, com recursos terapêuticos e uso de medicamentos que levem em conta a qualidade de vida do paciente durante e após o processo. A especialista lembra que no caso das mulheres, por exemplo, muitas buscam formas de tratamento que lhes permitam manter a fertilidade, em busca de construir uma nova família mais tarde, sendo que algumas buscam meios para que isso aconteça, como a congelação de óvulos, cita.

Quando há casos de diferentes tipos de câncer na família, a pessoa mais jovem também deve redobrar os cuidados com a prevenção, realizando os exames indicados para cada situação. “Para possibilitar o diagnóstico precoce e para que o tratamento seja adequado, é fundamental que todas as pessoas fiquem atentas aos fatores de risco e, principalmente, que se esforcem em criar hábitos saudáveis.”

 Proteja-se e mantenha a saúde com estas dicas, que ajudam na prevenção de diversos tumores:

  • Alimente-se corretamente
  • Evite o tabagismo e consumo exagerado de álcool
  • Use filtro solar e evite a exposição ao sol das 10 às 16 horas
  • Faça os exames periódicos indicados para a sua idade
  • Diante de um sintoma diferente procure um especialista.

Leia mais: Cresce o número de jovens diagnosticados com câncer colorretal no Brasil